quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Portugueses no estrangeiro: futebol, um dos muitos casos de sucesso.

Quando nos lembramos do sucesso dos heróis do mar em terras além fronteiras, é inevitável cairmos no bom exemplo do futebol.

Quem não se lembra, imediatamente, do Cristiano Ronaldo? Do carismático José Mourinho? Do recente caso do Bebe, que numa contratação relâmpago rumou até Manchester? Isto, apenas, para indicar alguns dos mais conhecidos sucessos nacionais no mundo do futebol.

Espalhados pela Liga Inglesa, Espanhola, Turca, Russa, Grega, Francesa, Alemã, etc..., encontramos inúmeros jogadores titulares nas equipas que dominam e se sagram campeãs. Alguns deles autênticos casos de sucesso!

Na hiperligação em baixo está um site onde podes consultar e acompanhar o percurso dos nossos atletas pelo mundo do desporto rei. Acompanha mais um dos muitos casos de sucesso português no estrangeiro.

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

Viva Portugal!!

22 comentários:

  1. Qualquer comentário referente a alguma campanha futebolística, ou insultuoso, que expresse um carácter não respeitador ou cujo objectivo seja meramente causar um polémico debate sobre futebol com questões fora do tema do blog, será imediatamente banido.
    Pedimos a vossa compreensão e, sobretudo, que expressem as vossas opiniões. Viva a Democracia, Viva Portugal!!
    Os melhores cumprimentos,
    O Grupo.

    ResponderEliminar
  2. portuguese team is really good, you have really nice players.
    GOO PORTUGAL, GOO SPAIN!!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, e isto só demonstra o desperdício que há no futebol português, nao só ao nível dos jogadores, bem como dos próprios treinadores.
    Porém, a qualidade fala mais alto e é sempre bom ver portugueses a afirmarem-se desta maneira no estrangeiro, já que em Portugal as oportunidades acabam por ser escassas e mal formadas.
    Excelente trabalho Rui e parabéns ao grupo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo belíssimo tema que escolheram para o vosso trabalho.
    Acho que é preciso dar mérito a estes portugueses que conseguem dar o seu contributo fora do pais, pois não é fácil.
    Concordo com o comentário do Artur faria quando este realça o facto das oportunidades em Portugal serem escassas e mal formadas, e digamos que não é só o futebol que apresenta estes alicerces tão frágeis.
    Mais uma vez os meus parabéns por este tema.
    Tiago Pinto

    ResponderEliminar
  5. bom trabalho rui, parabens ao grupo, beijinho:D

    ResponderEliminar
  6. NOS SOMOS O VERDADEIRO PANDAAAM muahaha
    BOM TRABALHOO!!

    ResponderEliminar
  7. Esta um trabalho muito bom...;DDDD

    bem concebido e com assuntos muito bem tratados...;D

    parabens ao grupo...;DDDD

    ResponderEliminar
  8. Apesar do sucesso dos nossos embaixadores máximos no futebol mundial, penso que o mais importante é dar a conhecer casos de personalidades que se destacaram em sectores mais elevados da vida intelectual.

    Fica a sugestão :)

    ResponderEliminar
  9. Caro leitor,
    Obrigado pela sugestão. O blog está ainda a começar e, por isso, certamente irá abordar sectores diferentes do futebol, futuramente.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. • A selva nas bancadas

    O mundo do futebol é, sem dúvida, impressionante. Ninguém no seu perfeito entendimento ou juízo pode negar a influência exercida por este desporto, que à muito se propagou para lá das quatros linhas. Independentemente do papel que este desempenha, positivo ou não, ninguém é imparcial ao jogo, aos clubes, à competitividade, sendo que a Portugal não é excepção. Naturalmente, polémicas são geradas, sendo que para lá dos resultados e arbitragens, temos as claques.
    Apesar dos esforços sucessivos das identidades futebolísticas como a UEFA ou a FIFA, numa tentativa de combater o racismo e promover o "fair play", raros são os adeptos que realmente desviam a atenção para tal, com especial destaque para os membros das claques organizadas. Sim, refiro-me aos que persistem em tornar o futebol e as bancada numa selva, aqueles que arremessão pedras e até petardos aos adversários, entoando cânticos, frases insolentes e ostentando símbolos nazis, para assim satisfazer o voraz apetite de violência e histeria que os aparenta consumir. Efectivamente, alguns cidadãos asseguram que esses actos são somente consequências do futebol, nada de inquietante. E de facto mantêm a sua opinião, até ao dia em que uma cadeira ou outro objecto é arremessado na sua direcção e o indivíduo em questão dá por si num hospital. Talvez aí, reconsidere as suas afirmações.

    ResponderEliminar
  11. É pena é ser apenas dada atenção ao futebol em Portugal, quando somos melhores noutros desportos, tal como no hoquei em campo.
    Esses desportos precisam de uma grande promoção!
    Viva Portugal!

    ResponderEliminar
  12. É, de facto, uma verdade absoluta. Mas eu iria mais longe e até diria que não é só no futebol que Portugal "produz" grandes campeões...Vejamos o caso de futebol de praia, onde os campeonatos de mundo são disputados entre Brasil e Portugal. No ténis temos um tenista no top100 mundial o que é excelente e para dar mais um exemplo, o hóquei, onde os grandes campeonatos são disputados entre Portugal e Espanha. Temos, realmente, grande aptidão para desporto.

    ResponderEliminar
  13. Primeiro gostava de dar os parabéns aos três pelo blog. Espero que tenham muito sucesso, por que têm tudo para isso! ;)

    Em segundo, acho que os artigos têm sido muito bem seleccionados, pelo que este me chamou especial atenção. O futebol é sem dúvida uma das maiores indústrias mundiais neste momento e é muito bom vermos que os portugueses estão a deixar a sua marca neste ramo também.

    Espero que continuem com o bom trabalho, para que possamos seguí-lo e ajudar-vos a dar valor aos emigrantes portugueses com sucesso no estrangeiro.

    Beijinho à sarinha, à marcelina e ao rui (:
    Viva portugal!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pelo excelente blog!

    É verdade que se formos "checkar" o plantel de equipas cipriotas, romenas, russas, gregas, etc.. encontramos quase de certeza jogadores portugueses.
    Se terminássemos por aqui, diriam que Portugal em termos futebolísticos caminha pela mediocridade, tendo em conta o número de jogadores a alinhar em campeonatos de 2a categoria, ou se quisermos, de pequena visibilidade.
    Mas não. Como pertinentemente foi dito, temos José Mourinho e Cristiano Ronaldo a desempenhar o papel de uns verdadeiros embaixadores de Portugal pelo Mundo.

    Temos pessoas de grande qualidade em muitas áreas.
    Sugiro que dêem aqui a conhecer o trabalho da Prof. Elvira Fortunato, reconhecida internacionalmente pelo trabalho que está a fazer com transístores em papel.
    Outra sugestão para os leitores:
    Vejam o programa "Portugueses pelo Mundo" da RTP1. Está mesmo agora a dar.
    Aí mostra-se bem a forma de como os portugueses estão bem disseminados pelo Mundo, muitas vezes assumindo-se como um elemento importante dentro da sua comunidade.

    Um beijinho à Marc, Sara
    e um abraço ao Rui.

    Pedro Patoilo

    ResponderEliminar
  15. gostei do que li , e tambem estando dentro do assunto , digo certamente que e um dos senao o que mais tem sucesso fora do nosso pais , pois este evolui e muito nos ultimos anos!
    bom trabalho , e vao actualizando (:

    ResponderEliminar
  16. Se todos os desportos tivessem tanta "projecção" como o futebol tem, Portugal não seria conhecido apenas pelo Cristiano Ronaldo ou pelo José Mourinho, etc.. pois Cristianos Ronaldos, há muitos (passo a expressão).

    Continuem com os bons temas e boa sorte para o blog.

    Paulo Bernardo

    ResponderEliminar
  17. "Um dos mutos casos de sucesso", penso que não é preciso dizer mais nada!
    Este, o do desporto (futebol), apenas será um dos meios, em que realça com mais evidência tal facto, devido a todo o mediatismo aí associado. Mas, claro, que os Portugueses nunca perderam o espírito de "Descobridores" e cada vez mais, apostam no estrangeiro, para as diferentes situações sociais pretendidas.

    ResponderEliminar
  18. Em comparação com outros países somos um atraso, porém, conseguimos ser superiores em algumas áreas, como o futebol, invenções tecnológicas, mas o que é preciso é que o país evolua no que é mais necessário, ou seja, economia, redução de impostos e pobreza, e redução de cargos de acessores de ministros que andam a ganhar o deles sem fazer nada. Para que precisa o Ministro das Finanças de 3 acessores? só se for para roubar dinheiro a montes de pessoas que andam por aí a receber menos de 200 euros por mês, enfim.
    Continuem com o vosso trabalho, gostei do tema, mas podem fazer melhor em termos estéticos !

    ResponderEliminar
  19. Basta ver em www.contingentetuga.blogspot.com.

    Estão lá todos!

    ResponderEliminar
  20. Bom post!
    Eu Acho exactamente o mesmo, mas também acho que podemos sempre tentar fazer algo mais por nos próprios… Apos pesquisa relacionada, verifiquei alguma informação que Vos poderá ser útil:
    Formas de Ganhar Dinheiro a partir de Casa - Descubra Como Ganhar Dinheiro a partir de casa - Aumente o Seu rendimento mensal através do mais completo guia criação de rendimentos e oportunidades de negócio em casa! Desfrute e Acima de tudo partilhe a sua experiência! :)
    www.ganhaemcasa.blogspot.com/

    Tudo de Bom para Vocês,

    Abraço

    ResponderEliminar