quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Caros leitores,

Como sabem, o nosso grupo está a analisar o fenómeno da emigração portuguesa e o comportamento dos portugueses no estrangeiro, tendo já contactado com algumas Instituições da área da emigração, para que possamos obter resultados correctos. 

Contudo, a vossa participação é fulcral. Por isso, pedimos que deixem aqui os vossos testemunhos, quer sobre casos concretos de pessoas que conheçam e que tenham emigrado, quer sobre a vossa opinião relativamente ao tópico.

Vamos lá continuar com a divulgação deste trabalho!!

Aproveitamos para agradecer à Professora Ana Gama todo o entusiasmo, toda à dedicação e toda a motivação que nos tem transmitido, que em muito ajuda na obtenção de melhores resultados.

Contamos com todos vocês, caros leitores, e com as vossas experiências e opiniões.

Os melhores cumprimentos,
Rui, Sara, Marcelina.

Viva Portugal!!

5 comentários:

  1. Muito bem meninos...não deixem estagnar o vosso blog..!! Estou aqui para voçês!!! Ana Gama

    ResponderEliminar
  2. eu conheço uma pessoa brasileira que emigrou para Portugal e que conseguiu refazer a sua vida arrajando emprego.
    acho que quando uma pessoa precisa de imigrar para melhorar as suas condções de vida,deve fazê-lo custe o que custar porque isso vai depender da sua vida e muito provavelmente dos seus familiares.

    ResponderEliminar
  3. Três em cada quatro portugueses estão contra a entrada de mais imigrantes em Portugal, segundo uma sondagem da Universidade Católica para a RTP e o Público. Até há pouco éramos um povo de emigrantes, lamentando as discriminações sofridas pelos nossos trabalhadores em alguns países ricos. Agora assumimos a atitude xenófoba que tanto criticámos nos outros.

    Apesar do desemprego, hoje não há portugueses para trabalharem nas obras ou para servirem à mesa nos restaurantes. Até na agricultura escasseiam braços. É, assim, uma falácia ligar o desemprego à imigração, como se os estrangeiros viessem tirar o trabalho aos nacionais. Não vêm - por isso seria conveniente que os adversários da imigração explicassem como irá o País funcionar, em particular no turismo e na construção civil, se fecharmos a porta aos trabalhadores estrangeiros.

    E há, ainda, um outro problema. Os imigrantes, incluindo muitos dos ilegais, descontam para a Segurança Social. Os portugueses descontam cada vez menos, tendência que se irá acentuar no futuro, dada a nossa baixa taxa de natalidade: diminuirá o número de activos. E como, felizmente, as pessoas vivem hoje até mais tarde, recebendo pensões durante mais anos do que no passado, aumentará o número de pensionistas. Ou seja, a ruptura financeira da Segurança Social coloca-se no horizonte. Ora a entrada de trabalhadores estrangeiros ajuda, pelo menos, a retardar tal ruptura.

    Estes problemas também existem nos países ricos. Só que Portugal não é um país rico - apenas faz de rico. E isso significa que impedir a vinda de novos imigrantes seria ainda mais traumático, estamos cada vez pior não sei aonde isto vai parar talvez a um novo 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos!!! Primeiro de tudo, queria salientar que foi uma excelente ideia criarem este blog. Depois, estão de parabéns pela escolha das reportagens, porque são muito interessantes e têm como principal objectivo fazer o leitor reflectir sobre o país em que vivemos.
    Em relação ao assunto da emigração, conheço pessoas formadas que emigraram tanto para a Alemanha como para França, conseguiram arranjar emprego fixo e têm uma qualidade de vida lá superior à que tinham em Portugal. Em conversas, contam-nos que não se arrependem, que não tencionam regressar a Portugal para ficar cá a viver novamente e que a única razão por que voltam cá de vez em quando é pela família e amigos.
    Da mesma forma, eu também tenciono estudar noutro país e ficar lá a trabalhar. Acho que é uma boa opção mas que requere ponderação acerca de diferentes aspectos como a adaptação a uma cultura diferente ou mesmo arranjar casa e consciencializarmo-nos de que temos de socializar com outras pessoas para nos integrarmos na sociedade.
    Para além disto, depois de ter visto este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=BvFz1QWhLok, confesso que fiquei um pouco embaraçada por ser portuguesa, já que o nosso país é alvo de chacota noutros países europeus. :/

    Continuem com o excelente trabalho que estão e desenvolver e BOA SORTE!!!

    ResponderEliminar
  5. Fiquei estarrecida ao ler uma (suposta) professora a escrever "vocês" com ç.

    De resto, aconselho-vos a pesquisa do site do Observatório da Emigração.

    ResponderEliminar